Tipos de pessoas de empresas grandes que o pequeno empresário não precisa aturar

"cadê o relatório, maluco?"

Se você trabalha ou comanda uma pequena empresa deve se perguntar às vezes se não seria melhor ter investido sua carreira em uma grande empresa. Você deve conhecer algum amigo ou parente que seguiu essa rota e está comprando um carro novo, e indo viajar para a Europa pela segunda vez este ano. Talvez você tenha saído de uma grande empresa para a empresa atual e ainda não tem certeza se fez a melhor escolha.

Mas deve existir um lado bom de trabalhar em uma pequena empresa, não? Existem vários, mas para mim o principal é não ter que conviver com alguns tipos de pessoas que só devem existir nesses escritórios grandes com baias e telefones tocando o tempo todo. O tipo de pessoa que você pode até encontrar em uma pequena empresa mas caso encontre você tem aquela impressão de ter visto um pinguim no deserto do Saara. Dançando lepo-lepo. Comendo yakissoba.

Conheça um pouco dessa fauna que habita as maiores empresas do mundo e que você não precisa aturar no seu dia a dia.

O político

O político é aquele cara que faz de tudo para subir na hierarquia da empresa. Puxar o saco do chefe, falar mal dos colegas que podem ser promovidos na frente dele ou tomar crédito pelo resultado positivo de outra pessoa são algumas de suas formas de operar. O político vai sorrir pela sua frente mas cavar sua cova pelas costas. Mas não é nada pessoal, só negócios mesmo.

Porque é difícil de encontrar o político nas pequenas empresas? A pequena empresa não costuma ter muita hierarquia para subir, ou muitas pessoas competindo pelos mesmos cargos. Muitaz vezes nem existem cargos. Ou seja, o principal alimento do político normalmente não existe nas pequenas empresas.

A diva

Normalmente a diva (que na maioria das vezes é um homem) é aquela pessoa que tem um bom cargo na empresa e se acha mais importante que seus colegas e subordinados que tem cargos ou salários menores. O “bom dia” com sorriso é reservado para os chefes e humilhar subordinados na frente dos outros é seu passatempo. Dizem que é assim que ele fortalece seus poderes.

Porque é difícil de encontrar a diva nas pequenas empresas? A diva se acha muito importante para trabalhar em uma empresa pequena. Ela precisa de um bom cargo em uma das melhores empresas do Brasil.

O morcego

Esse é o cara que ninguém sabe o que faz na empresa e parece nunca estar fazendo nada. A empresa é tão grande que ninguém notou que ele não contribui muito. Ou ele é parente de alguém. Muitas vezes ele pode até ser uma pessoa agradável, mas quando ele recebe promoções ou outras regalias que outros funcionários que trabalham de verdade não recebem, esses funcionários vão sentir que se esforçar pela empresa não vale muito a pena.

Porque é difícil de encontrar o morcego nas pequenas empresas? Pequenas empresas tem recursos limitados, por isso os poucos funcionários precisam trabalhar de verdade para que ela sobreviva. Um cara que não tem função não vai ficar muito tempo sem ser demitido. Ou a empresa vai falir. O que vier primeiro.

O dramático

O dramático é aquela pessoa que consegue gerar um bate boca em quase todas as reuniões. Ele chama a atenção para o projeto que está quase naufragando e o cliente que a empresa está quase perdendo. E depois esses problemas se resolvem de forma fácil ou nem eram tão graves assim. Ele é um gerador de stress ambulante, que chama tenta chamar atenção dessa forma para mostrar que está trabalhando.

Porque é difícil de encontrar o dramático nas pequenas empresas? Em uma empresa com poucos funcionários, uma pessoa que está sempre criando drama acaba sendo desmascarada muito rápido.

O burocrata

Processos não são algo ruim. Graças a eles uma empresa grande não se transforma em uma bagunça com as pessoas fazendo tudo do jeito que quiser. E quando entedemos os processos da empresa temos a chance de melhorá-los. Mas esse é o tipo de coisa em que precisamos acrescentar um ingrediente chamado bom senso. E o burocrata normalmente não tem muito disso. Talvez nem seja ele quem criou o processo, mas ele é o cara que vai te forçar a escrever um relatório para tirar uma fotocópia. E escrever um relatório para poder pegar uma folha de papel para poder escrever o relatório.

Porque é difícil de encontrar o burocrata nas pequenas empresas? Diferente da grande empresa, o trabalho de organizar melhor as coisas não é tão bem recompensado em uma pequena empresa. E esse é o principal trabalho do burocrata. Para um pequeno empresário uma planilha ou um sistema simples já são suficientes.

*Photo by Victor1558 *

Compartilhe:

compartilhe no Facebook compartilhe no Twitter compartilhe no LinkedIn